Passeio de Maria Fumaça

     Não é uma tradição brasileira, mas o trem é um meio de transporte para trabalho e lazer ao redor do mundo. Aqui virou peça de museu e sinônimo de passeios turísticos românticos ou diversão para a criançada. O impacto do atraso férreo no desenvolvimento econômico do País se tornou evidente e, embora somente agora se perceba claramente isso, muitos historiadores já haviam alertado para importância das ferrovias.
     E, pegar o trem é um momento inesquecível. A primeira vez que andei de trem foi quando o Papa João Paulo II visitou Aparecida (SP). Não me lembro bem o porquê, já que eu queria apenas andar de trem, mas naquela região do Vale do Paraíba a locomotiva ia e voltava o dia inteiro, entre Guaratinguetá e a cidade da Basílica. Eu e meus irmãos ficamos horas nesse vai e vem.
    Mas, falando de passeios turísticos próximos de São Paulo, uma ótima opção é pegar a Maria Fumaça em Campinas ou Jaguariúna. O meio percurso dura uma hora e meia, saindo de qualquer uma dessas duas cidades até a estação de Tanquinho. O passeio completo é ida e volta, com partida de Campinas ou Jaguariúna, percorrendo 48 km. 
      Acesse o site da Maria Fumaça para saber os horários de partida e opções para almoço. Ainda, aproveite para conhecer o museu  com a história das ferrovias brasileiras, o maior acervo preservado da América Latina, segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Programe essa diversão para um fim de semana.