Canais de Amsterdã
Nos fins de semana, o divertimento do holandês é passear pelos canais e o do turista é observar os mais variados modelos de embarcações que desfilam pelas águas. Apesar do "semáfaro" (foto), os pedestres observam a confusão das "esquinas"; alguns até arriscam orientar os pilotos. Para evitar o congestionamento, pegue os barcos fora de feriados e de finais de semana, mas você vai perder a festa; alguns holandeses vestem até fantasias para se divertir pelos canais.
A cidade é excelente para explorar a pé ou, ao estilo europeu, de bicicleta! A primeira foto acima é uma vista da torre da igreja que fica perto da casa de Anne Frank - em seu livro, ela conta que ouvia os sinos. Já na agitada 'baía', os barcos fazem a festa - literalmente. É comum ver a turma bebendo e dançando nas embarcações até altas horas...
Os ônibus do canal fazem três linhas e param nos principais pontos da cidade, sempre próximo de um museu ou parque. Os tickes dão descontos para algumas atrações e, para turistas, é a melhor forma de conhecer Amsterdã.
Estacionamento só de bicicletas!
A cidade das Tulipas também é a capital mundial das bicicletas. De acordo com o informações da prefeitura, são 600 mil bicicletas para 750 mil habitantes - isto em 2010; mas, acredita-se que este número está desatualizado porque o estacionamento aí comporta cerca de 10 mil bikes e está sempre em obras para ampliar o número de vagas. Fica na estação central, de onde saem trens, ônibus e os autocarros para todas as direções!